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<span style="font-face:arial; font-size:190%;">Cadastro de Entidades</span>
 
<span style="font-face:arial; font-size:190%;">Cadastro de Entidades</span>
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<div style="float:right;"></div>[[Arquivo:icone02.png|link=|alt=]]&nbsp;&nbsp;'''Índice'''
 
<div style="float:right;"></div>[[Arquivo:icone02.png|link=|alt=]]&nbsp;&nbsp;'''Índice'''
 
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<!-- *** INDICE *** -->
 
<!-- *** INDICE *** -->
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#1|Como utilizar a tela de Cadastro de Entidade]]'''</span><br />
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<br><span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#1|Como acessar a tela de Cadastro de Entidades]]'''</span><br />
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''Duvidas sobre como adicionar um novo cadastro de entidade? [[1.100.27-135 | Clique Aqui]]</span><br />
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<br><span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''[[#2|Como adicionar um novo Cadastro de Entidade]]'''</span><br />
<br> <span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''Duvidas sobre quais campos são utilizados para cadastrar um cliente? [[1.100.27-136 | Clique Aqui]]</span><br />
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<br><span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''Duvidas sobre como adicionar um novo cadastro de entidade? [[1.100.27-135 | Clique Aqui]]</span><br />
<br> <span style= "font-size:110%;padding-left:1em;">''' [[Manual_JManager2_Online|VOLTAR AO TÓPICO ANTERIOR]]'''</span><br />
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<br><span style= "font-size:120%;padding-left:3em;">'''Duvidas sobre quais campos são utilizados para cadastrar um cliente? [[1.100.27-136 | Clique Aqui]]</span><br />
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<br><span style= "font-size:110%;padding-left:1em;">''' [[Manual_JManager2_Online|VOLTAR AO TÓPICO ANTERIOR]]'''</span><br />
 
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<span style="font-size:130%;">'''Como acessar a tela de Cadastro de Entidades'''<br />
 
<span style="font-size:130%;">'''Como acessar a tela de Cadastro de Entidades'''<br />
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para acessar a tela de Cadastro de Entidades clique em: “Menu Superior” > “Cadastros” (1) > “Cadastro de Entidades” (2).<br />
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para acessar a tela de Cadastro de Entidades clique em: “Menu Superior” > “Cadastros” (1) > “Cadastro de Entidades” (2).<br />
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<br>[[Arquivo:CADASTROS - Cadastro de Entidades.01.png|450px|link=|alt=|]]<br />
 
<br>[[Arquivo:CADASTROS - Cadastro de Entidades.01.png|450px|link=|alt=|]]<br />
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<br>Permissão do grupo CADASTROS – Cadastro de Entidades
 
<br>Permissão do grupo CADASTROS – Cadastro de Entidades
 
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Alterar Clientes
 
<br>Permissão do grupo ENTIDADES - Alterar Clientes
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<br>Permissão do grupo OUTROS - Visualizar dados do funcionário
 
<br>Permissão do grupo OUTROS - Visualizar dados do funcionário
 
<br>Permissão do grupo OUTROS - Visualizar somente seus clientes</span><br />
 
<br>Permissão do grupo OUTROS - Visualizar somente seus clientes</span><br />
<br><span style= id="1">'''Como utilizar a tela de Cadastro de Entidades'''<br />
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<span style="font-size:130%;">
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Nesta tela é possível filtrar entidades pelos “Campos de Procura” (1), caso tenha dúvidas de como utilizar os filtros consulte o manual de [[Filtros|"Como utilizar os filtros"]].
+
<br><span style= id="2">'''Como adicionar um novo Cadastro de Entidade'''<br />
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para adicionar uma nova entidade, clique no botão “Adicionar” (2), para saber mais sobre como adicionar um cadastro de entidade consulte o manual [[1.100.27-135 |“Como adicionar um cadastro de entidade”]].
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Cadastro de entidades refere a tudo que interage com o sistema, como Clientes, Fornecedores, Despesas, Transportadoras e outros.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Se já possuir uma entidade e quiser alterá-la clique em “Alterar” (3) e realize as alterações que deseja. Para confirmar a alteração de um cadastro sem realizar uma cópia deste cadastro utilize o botão “Corrigir Cadastro Atual” ou também é possível confirmar a alteração de um cadastro realizando uma cópia do cadastro antigo, para isto utilize o botão “Gerar Nova Versão”, caso tenha dúvida de como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual" consulte o manual de [[1.100.26-134 | “Como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual"”]].
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para adicionar um novo Cadastro de Entidade há alguns campos que são de preenchimentos obrigatórios e devemos nos atentar, são eles:
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Nesta tela também é possível selecionar se deseja “Mostrar Versões Antigas” ou “Mostrar Itens Inativos” (4), ao selecionar a opção “Mostrar Versões Antigas” serão exibidos na GRID também os cadastros que quando alterados, foi selecionada a opção “Gerar Nova Versão” e ao selecionar a opção “Mostrar Itens Inativos” são os cadastros que estão com status “Inativo”.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''1. CNPJ'''.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Em “Diversos” (5) há algumas funcionalidades disponíveis, entre elas:
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''2. Inscrição Estadual''': Quando a I.E. for ISENTO, preencha com ISENTO.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível inserir informações de parentes vinculando a uma entidade já cadastrada, para inserir estas informações utilize a opção “Cadastro de Parentesco”, para saber mais de como utilizar esta opção consulte o manual de [[1.100.26-133 | "Como utilizar o Cadastro de Parentescos"]].
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''3. Razão Social/Nome'''.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;A opção “CRM” é um atalho para poder visualizar a tela de CRM ao selecionar uma entidade.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''4. Endereço'''.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp; A opção “Diretório Fornecedor / Entidade” irá abrir uma pasta compartilhada no servidor para que possam ser armazenadas as informações do fornecedor como, por exemplo, cotações, planilhas do Excel, entre outros. Para poder utilizar este botão é necessário estar configurado, para configurar esta opção entre em contato com o Suporte Técnico da J.BOSS.<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''5. Bairro'''.
<span style="font-face:arial;">
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''6. Cidade'''.
<span style="font-size:70%;">
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''7. CEP'''.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp; '''Para uso do Suporte Técnico da J.BOSS:''' No servidor: Dentro do servidor deverá conter uma pasta chamada "Fornecedores”, dentro da pasta "Fornecedores" deverá conter uma pasta para cada fornecedor que deseja armazenar as informações, porem o início do nome da pasta deverá ser o código da entidade (que é composto por 6 dígitos), por exemplo 000001 - João.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Tipo Entidade'''<br />
Como configurar: Caso tenha dúvidas de como configurar para visualizar o diretório consulte o manual de [[ Outras Operações-Parâmetros do Sistema |“Outras Operações > Parâmetros do Sistema”]]. <br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;O Tipo entidade determina que cadastro principalmente ele é. No Box é possível selecionar mais tipos ao mesmo tempo.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Permissão do botão: Grupo: OUTROS - Visualizar Diretório Fornecedor.<br /></span>
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''8. Tipo''': Selecione o principal tipo da entidade cadastrada.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível imprimir uma etiqueta de código de barras da entidade referente ao “código da entidade” através da opção “Imprimir Crachá”.
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''9. Box''': Marcar a entidade de acordo com o tipo de cadastro, sendo possível marcar todos eles.
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para imprimir relatório de entidades, é possível utilizar a opção “Imprimir Relação” ao clicar nesta opção uma nova tela é exibida onde é possível selecionar a impressão entre "Ficha", "Impressão Padrão" ou abrir a tela de "Relatório de Entidades". Ao selecionar a opção “Ficha” um relatório será gerado referente à entidade que estiver selecionada na GRID, ao selecionar a opção “Impressão Padrão” um relatório será gerado com todos os itens da GRID e ao selecionar a opção “Relatório de Entidades” a tela de relatórios de entidades será exibida, caso tenha dúvidas de como gerar o relatório consulte o manual de [[“Como gerar relatório de Listagem de Entidade”]].<br />
+
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Cada marcação no Box irá abrir uma nova aba com mais campos para serem preenchidos, específicos para a opção selecionada. (Cliente abrirá dados de vendas e configurações fiscais, por exemplo).
<br>'''Nota:''' Após realizar alterações clique em “Atualizar” para visualizar as alterações realizadas.<br />
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<br>[[Arquivo:CADASTROS - Cadastro de Entidades.02.png|700px|link=|alt=|]]<br />
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<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro de Entidades.02.PNG|750px|link=|alt=|]]<br /><br />
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<span style="font-size:130%;">
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Tipo Cliente'''<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp; Os Cadastros de Clientes possuem alguns campos que podem ser necessários preencher:<br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Consumidor Final''': Faz com que os pedidos de Venda por padrão sejam de vendas para Consumo.
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp; '''Não contribuinte''': Faz com que os pedidos de Venda sejam para Não contribuinte (apenas consumidores podem ser não contribuintes).
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<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro de Entidades.03.PNG|500px|link=|alt=|]]<br /><br />
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<br><i><u>'''Na aba Dados comerciais, notar os seguintes campos:'''</u></i><br />
 +
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp; '''Transportadora''': A transportadora cadastrada virá automaticamente nas vendas do cliente.
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp; '''Representante e Vendedor''': Se existirem vendedores e representantes fixos por cliente, esse campo precisa ser preenchido.
 +
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp; '''Limite de Crédito''': Quando a empresa não usa nenhuma trava de Limite de Crédito, deixar como zero. Preenchendo o limite, vendas acima desse limite gerarão um aviso de liberação no Financeiro.
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<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro de Entidades.04.PNG|600px|link=|alt=|]]<br /><br />
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<br><u><i>'''Na aba Dados Fiscais, notar os seguintes campos:'''</i></u><br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Regime da Empresa''': Algumas regras fiscais mudam de acordo com o regime de tributação que a empresa pertence.
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Código Fiscal''': Não existe um padrão nesse campo. Porém, quando houverem dados a serem preenchidos nesse campo, será passada uma relação e quando aplicar.
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Ramo de Atividade e CNAE''': Vendas para MT precisam desses campos preenchidos para calcular a tributação do estado.
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Descontos Especiais''': Salvo raros casos, os descontos especiais são usados apenas na Área de Livre Comércio (Suframa). Nesses casos o tributo ticado, ao invés de destacá-lo na nota, ele é abatido do valor. (Normalmente vendas para Manaus possuem abatimento de ICMS).
 +
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Campos “ISENTOS”''': Usado para ISENTAR a venda de tal tributo, que seria calculado normalmente. Não confundir com cliente “ISENTO” de IE. Quando selecionado sim, o tributo não irá destacar. Normalmente é usado também no SUFRAMA, ou quando uma empresa possui uma documentação, na qual a empresa se torna ISENTA.
 +
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Suframa (Validade do Suframa)''': Identifica clientes que pertencem a essa área. A validade ajuda a controlar quando se fará uma nova consulta (pois impede que notas sejam faturadas se a validade não estiver ativa).
 +
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;'''Ignorar “SEM ST”, Cadastro do Produto''': Produtos Híbridos. Podem ter tributação de ST ou não, dependendo de sua aplicação e origem. Esse campo  irá ignorar a isenção do ST, marcado no cadastro do produto.
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<br>[[Arquivo:CADASTROS-Cadastro de Entidades.05.PNG|750px|link=|alt=|]]<br /><br />
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<br><i><u>'''Finalizando o Cadastro'''</u></i><br />
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para confirmar um novo cadastro utilize o botão “Gerar Nova Versão”, caso tenha dúvida de como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual" consulte o manual de Como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual".<br />
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<!--VOLTAR-->
 
<div style="float:right;">[[Arquivo:icone04.png | CLIQUE PARA VOLTAR AO TOPO |link=#top|alt=]]</div>
 
<div style="float:right;">[[Arquivo:icone04.png | CLIQUE PARA VOLTAR AO TOPO |link=#top|alt=]]</div>

Edição das 17h26min de 4 de agosto de 2016


Cadastro de Entidades

  Índice


Como acessar a tela de Cadastro de Entidades

Como adicionar um novo Cadastro de Entidade

Duvidas sobre como adicionar um novo cadastro de entidade? Clique Aqui

Duvidas sobre quais campos são utilizados para cadastrar um cliente? Clique Aqui

VOLTAR AO TÓPICO ANTERIOR




Como acessar a tela de Cadastro de Entidades

   Para acessar a tela de Cadastro de Entidades clique em: “Menu Superior” > “Cadastros” (1) > “Cadastro de Entidades” (2).




Permissão do grupo CADASTROS – Cadastro de Entidades
Permissão do grupo ENTIDADES - Alterar Clientes
Permissão do grupo ENTIDADES - Incluir Clientes
Permissão do grupo ENTIDADES - IA Fornecedores
Permissão do grupo ENTIDADES - IA Funcionarios
Permissão do grupo ENTIDADES - IA Terceiros
Permissão do grupo ENTIDADES - IA Transportadoras
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Cliente
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Funcionarios
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Fornecedores
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Terceiros
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Transportadoras
Permissão do grupo INCLUIR / ALTERAR - IA Entidade sem CNPJ
Permissão do grupo MENUS PRINCIPAIS - Menu Cadastros
Permissão do grupo OUTROS - Atualizar Versão Atual
Permissão do grupo OUTROS - Cadastrar CNPJ Repetido
Permissão do grupo OUTROS - Visualizar dados do funcionário
Permissão do grupo OUTROS - Visualizar somente seus clientes


Como adicionar um novo Cadastro de Entidade

   Cadastro de entidades refere a tudo que interage com o sistema, como Clientes, Fornecedores, Despesas, Transportadoras e outros.
   Para adicionar um novo Cadastro de Entidade há alguns campos que são de preenchimentos obrigatórios e devemos nos atentar, são eles:
   1. CNPJ.
   2. Inscrição Estadual: Quando a I.E. for ISENTO, preencha com ISENTO.
   3. Razão Social/Nome.
   4. Endereço.
   5. Bairro.
   6. Cidade.
   7. CEP.
   Tipo Entidade

   O Tipo entidade determina que cadastro principalmente ele é. No Box é possível selecionar mais tipos ao mesmo tempo.
   8. Tipo: Selecione o principal tipo da entidade cadastrada.
   9. Box: Marcar a entidade de acordo com o tipo de cadastro, sendo possível marcar todos eles.
   Cada marcação no Box irá abrir uma nova aba com mais campos para serem preenchidos, específicos para a opção selecionada. (Cliente abrirá dados de vendas e configurações fiscais, por exemplo).


Arquivo:CADASTROS-Cadastro de Entidades.02.PNG


   Tipo Cliente

    Os Cadastros de Clientes possuem alguns campos que podem ser necessários preencher:

   Consumidor Final: Faz com que os pedidos de Venda por padrão sejam de vendas para Consumo.
    Não contribuinte: Faz com que os pedidos de Venda sejam para Não contribuinte (apenas consumidores podem ser não contribuintes).
Arquivo:CADASTROS-Cadastro de Entidades.03.PNG


Na aba Dados comerciais, notar os seguintes campos:

    Transportadora: A transportadora cadastrada virá automaticamente nas vendas do cliente.
    Representante e Vendedor: Se existirem vendedores e representantes fixos por cliente, esse campo precisa ser preenchido.
    Limite de Crédito: Quando a empresa não usa nenhuma trava de Limite de Crédito, deixar como zero. Preenchendo o limite, vendas acima desse limite gerarão um aviso de liberação no Financeiro.


Arquivo:CADASTROS-Cadastro de Entidades.04.PNG


Na aba Dados Fiscais, notar os seguintes campos:

   Regime da Empresa: Algumas regras fiscais mudam de acordo com o regime de tributação que a empresa pertence.
   Código Fiscal: Não existe um padrão nesse campo. Porém, quando houverem dados a serem preenchidos nesse campo, será passada uma relação e quando aplicar.
   Ramo de Atividade e CNAE: Vendas para MT precisam desses campos preenchidos para calcular a tributação do estado.
   Descontos Especiais: Salvo raros casos, os descontos especiais são usados apenas na Área de Livre Comércio (Suframa). Nesses casos o tributo ticado, ao invés de destacá-lo na nota, ele é abatido do valor. (Normalmente vendas para Manaus possuem abatimento de ICMS).
   Campos “ISENTOS”: Usado para ISENTAR a venda de tal tributo, que seria calculado normalmente. Não confundir com cliente “ISENTO” de IE. Quando selecionado sim, o tributo não irá destacar. Normalmente é usado também no SUFRAMA, ou quando uma empresa possui uma documentação, na qual a empresa se torna ISENTA.
   Suframa (Validade do Suframa): Identifica clientes que pertencem a essa área. A validade ajuda a controlar quando se fará uma nova consulta (pois impede que notas sejam faturadas se a validade não estiver ativa).
   Ignorar “SEM ST”, Cadastro do Produto: Produtos Híbridos. Podem ter tributação de ST ou não, dependendo de sua aplicação e origem. Esse campo irá ignorar a isenção do ST, marcado no cadastro do produto.


Arquivo:CADASTROS-Cadastro de Entidades.05.PNG


Finalizando o Cadastro

   Para confirmar um novo cadastro utilize o botão “Gerar Nova Versão”, caso tenha dúvida de como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual" consulte o manual de Como utilizar os botões "Gerar Nova Versão" e "Corrigir Cadastro Atual".