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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para adicionar uma nova cotação/pedido clique em “Adicionar” (10), caso tenha dúvidas consulte o tópico [[#2|“Como adicionar uma cotação”]].
 
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para alterar uma cotação/pedido selecione-o na “GRID” e clique em “Alterar” (11).<br />
 
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<br>'''Nota:''' A ação de alterar uma cotação/pedido irá depender de uma serie de fatores, como por exemplo, não é possível alterar as informações de um pedido já faturado.<br />
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<br>'''Nota:''' A ação de alterar uma cotação/pedido irá depender de uma série de fatores, como por exemplo, não é possível alterar as informações de um pedido já faturado.<br />
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para que uma cotação se “transforme” em um pedido (atualizar o status de “Pendente” para “Ativo”) clique em “Ativar” (12).
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Para que uma cotação se “transforme” em um pedido (atualizar o status de “Pendente” para “Ativo”) clique em “Ativar” (12).
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;O botão “Estornar” (13) servirá para atualizar o status da cotação/pedido, alguns exemplos de quando utilizar o botão estornar:  
 
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Na aba fechamento preencha a “Conta Bancária” e o “Tipo do Documento” (1).  
 
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Informe a “Transportadora” e o “Frete” (2) da cotação. Para informar o valor do frete utilize o campo “Frete” (3).  
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;Informe a “Transportadora” e o “Frete” (2) da cotação. Para informar o valor do frete utilize o campo “Frete” (3).  
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível inserir um desconto em reais ou em percentagem através do campo “Descontos” (4). Caso o cliente possui crédito no financeiro pode-se abater o crédito do cliente através do campo “Descto Crédito” (5).  
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<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível incluir observações na cotação, através dos seguintes campos:<br />
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;É possível incluir observações na cotação, através dos seguintes campos:<br />
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;6. Observações gerais do Pedido / Cotação – Neste campo informe as informações que serão exibidas na cotação / pedido.  
 
<br>&nbsp;&nbsp;&nbsp;6. Observações gerais do Pedido / Cotação – Neste campo informe as informações que serão exibidas na cotação / pedido.  

Edição das 14h08min de 30 de outubro de 2015


Pedido de Venda Padrão 03

  Índice


Como utilizar a tela de Cotação / Pedido de Vendas

Como adicionar uma cotação

Como utilizar a aba Itens do Pedido

Como utilizar a aba Pedido de Venda

Como utilizar a aba Fechamento

Outros manuais disponíveis:

Como visualizar a rentabilidade de um pedido

Videos disponíveis:

Como utilizar a opção preview dos itens

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Como acessar a tela de Cotação / Pedido de Vendas

   Para acessar a tela de Cotação / Pedido de Venda clique em: “Menu Superior”> “Vendas” (1) > “Cotação / Pedido de Venda” (2).



Permissão do grupo VENDAS - Pedidos de Venda
Permissão do grupo ESTORNAR / CANCELAR - Estornar Pedido de Venda
Permissão do grupo ESTORNAR / CANCELAR - Cancelar Pedido de Venda
Permissão do grupo ENTIDADES - Visualizar Clientes
Permissão do grupo OUTROS – Visualizar Rentabilidade do Pedido

Como utilizar a tela de Cotação / Pedido de Vendas

Atenção: Este manual descreve as informações da tela de cotação/pedido de vendas, porém esta tela poderá conter algumas configurações específicas de sua empresa.

   É possível localizar os pedidos pelos “Filtros” (1), caso tenha dúvidas de como utilizar os filtros consulte o manual de "Como utilizar os filtros".
   Para visualizar os pedidos digitados por outros usuários deve-se desmarcar o “Checkbox” (2) (a caixinha que fica ao lado do campo “status”).
   É possível visualizar os itens sem ser necessário abrir o pedido através do “Checkbox” (3), caso tenha dúvidas de como utilizar o preview dos itens assista o vídeo “Como utilizar a opção preview dos itens”.
   É possível liberar ou bloquear que um pedido seja faturado através dos botões “Liberar Fat.” Ou “Bloquear Fat.” (4), quando o faturamento de um pedido estiver bloqueado a coluna “FT” da GRID estará preenchida com “N”, caso esteja liberado a coluna “FT” estará preenchida com “S”.
   Para imprimir a cotação clique em “Cotação” (5) ou também é possível imprimir a via de separação (do estoque) através do botão “Separação” (6).
   É possível imprimir relatórios dos pedidos de venda através do botão “Relação” (7).
   O botão “Frete” (8) somente deverá ser utilizado se estiver configurado, caso contrário este botão NÃO SERVIRÁ para informar o valor do frete.
   Para visualizar a rentabilidade de um pedido já inserido no sistema utilize o botão “Margem de Lucro” (9), caso tenha dúvidas sobre a tela de rentabilidade consulte o manual “Como visualizar a rentabilidade de um pedido”.
   Para adicionar uma nova cotação/pedido clique em “Adicionar” (10), caso tenha dúvidas consulte o tópico “Como adicionar uma cotação”.
   Para alterar uma cotação/pedido selecione-o na “GRID” e clique em “Alterar” (11).

Nota: A ação de alterar uma cotação/pedido irá depender de uma série de fatores, como por exemplo, não é possível alterar as informações de um pedido já faturado.

   Para que uma cotação se “transforme” em um pedido (atualizar o status de “Pendente” para “Ativo”) clique em “Ativar” (12).
   O botão “Estornar” (13) servirá para atualizar o status da cotação/pedido, alguns exemplos de quando utilizar o botão estornar:
   Se possuir uma cotação cancelada (status “C”) e desejar fazer com que esta cotação volte a ser uma cotação (status “P”) deve-se clicar em estornar.
   Para cancelar uma cotação clique no botão “Cancelar” (14).

Dica: Somente é possível cancelar cotação (status “P”).

   É possível alterar o prazo de pagamento de uma cotação/pedido (status “P” ou “A”) sem ser necessário alterar o pedido, através do botão “Alt. Venctos” (15), caso tenha dúvidas de como utilizar a tela de condição de pagamento consulte o manual “Como utilizar a tela de Condição de Pagamento”.



Como adicionar uma cotação

   Ao clicar em “Adicionar” na tela principal deve-se localizar o cliente para quem a cotação será realizada.
   Nesta tela além de localizar um cliente já cadastrado é possível cadastrar um novo cliente através do botão “Novo Cadastro” (1) ou alterar o cadastro selecionado na “GRID” através do botão “Alterar Cadastro” (2).
   Após localizar o cliente selecione-o com duplo clique no mouse para que a tela de cotação seja exibida.



   1. “Itens do Pedido” é a primeira aba exibida. Nesta aba serão informados os itens que compõe a cotação, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico “Como utilizar a aba Itens do Pedido”.
   2. “Pedido de Venda” onde serão informadas as informações gerais da cotação como o cliente e vendedor, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico “Como utilizar a aba Pedido de Venda”.
   3. “Fechamento” onde irá possuir as informações para finalizar o pedido como forma de pagamento, transportadora e valores finais, para saber mais sobre esta aba consulte o tópico “Como utilizar a aba Fechamento”.



Como utilizar a aba Itens do Pedido

   Na parte superior desta aba é possível visualizar para qual cliente a cotação está sendo realizada através do campo “Cliente” (1).
   Para adicionar um item na cotação informe a “Quantidade” (2), informe o código do produto no campo “Código” (3) e pressione a tecla “Enter” para selecionar qual item será adicionado ou clique na “Lupa” para localizar um item na tela do “Busca Rápida”.
   Utilize o campo “Preço Tabela” (4) para visualizar o preço do item informado.
   Para informar um desconto em porcentagem ao incluir um item utilize o campo “(%) Desc.” (5).
   O preço de venda do item deverá ser informado no campo “Preço” (6).
   É possível visualizar o lucro da cotação através do botão “Margem de Lucro” (7), caso tenha dúvidas consulte o manual “Como visualizar a rentabilidade de um pedido”.

Dica: Os impostos são calculados automaticamente, sendo assim não é necessário clicar “Calcular Impostos” (8) utilize este botão quando desejar visualizar rapidamente.

   Para visualizar os impostos selecione a exibição “Completa” (9).



Como utilizar a aba Pedido de Venda

   Nesta aba é possível alterar para qual empresa o orçamento é valido através do campo “Empresa” (1).
   Para visualizar ou alterar o cliente que deseja realizar o orçamento utilize o campo “Cliente” (2).
   Os campos “Representante” e “Vendedor” (3) são definidos de acordo com a configuração de sua empresa.



Como utilizar a aba Fechamento

   Na aba fechamento preencha a “Conta Bancária” e o “Tipo do Documento” (1).
   Informe a “Transportadora” e o “Frete” (2) da cotação. Para informar o valor do frete utilize o campo “Frete” (3).
   É possível inserir um desconto em reais ou em porcentagem através do campo “Descontos” (4). Caso o cliente possui crédito no financeiro pode-se abater o crédito do cliente através do campo “Descto Crédito” (5).
   É possível incluir observações na cotação, através dos seguintes campos:

   6. Observações gerais do Pedido / Cotação – Neste campo informe as informações que serão exibidas na cotação / pedido.
   7. Observações gerais internas (não é impresso em nenhum documento) – As informações descritas neste campo não serão exibidas em nenhum documento, apenas ao acessar no sistema.
   8. Observações da via de separação – As observações inseridas neste campo saíram na via de separação.
   9. Observações gerais da nota – Estão observações irão ser exibidas na nota fiscal quando o pedido for faturado.

   É possível carregar uma observação cadastrada em “Fiscal > Outras Operações > Observações da Nota” através do botão “Carregar observações pré-cadastradas” (10).
   Ao cadastrar uma CFOP em “Fiscal > Outras Operações > Cadastro de CFOPs” é possível inserir uma observação e para utilizar esta observação no pedido clique em “Carregar observação da CFOP utilizada” (11).