Para que serve o cadastro de Componentes?

De JM2Help
Edição feita às 07h13min de 7 de fevereiro de 2014 por 177.64.169.218 (disc)

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   Através do cadastro de componentes é possível fazer baixas ou entradas de produtos de forma automática, através da movimentação de outro produto.
   Por exemplo:
   Vende-se o produto “X”, e automaticamente baixa o estoque do produto “Y” e “Z”.
   Produz o produto “X”, então entra no estoque o item “X”, e do estoque matéria prima “Y” e “Z”.

   Para acessar é pelo cadastro do produto: No menu lateral clique em “Cadastros” > Cadastro de Produtos > Selecione um produto > Componentes (1).




   Pelo “Busca Rápida”: No menu topo clique em Busca Rápida (1) > Selecione um produto (clique uma vez sobre ele) > Cadastro do Produto (2) > Visualizar composição do produto (Fórmula)(3).





   Apresentação da Tela de Componentes

          1 – Produto “PAI”: É o produto que vai acionar as outras modificações, portanto é nele que será montada a relação de componentes e é a partir dele que os componentes terão efeito (1).

          2 – Empresa: É possível montar relação de componentes para diferentes empresas.

          3 – Componentes: Aqui são selecionado os componentes do produto “pai”. Quando selecionado e adicionado o produto irá compor a lista de componentes (6). É possível selecionar também o próprio “Produto Pai” na lista de componentes.

          4 – Movimentação do Componente: Esse campo indica qual tipo de movimentação que o componente irá realizar, quando o item pai for acionado. Existem 4 tipos de movimentações:

          SAIDA – Quando estiver selecionado saída “S”, e o item “pai” for movimentado, esse produto executará uma saída no estoque.
          ENTRADA – Quando estiver selecionado entrada “E”, e o item “pai” for movimentado, esse produto executará uma entrada no estoque.
          ENTRADA CUSTO – Quando estiver selecionado entrada custo “X”, e o item “pai” for movimentado, esse produto executará uma entrada no estoque, porem essa entrada terá o custo proporcional de todos os componentes que compõem o item “pai”.
          SUB – PRODUÇÃO – Quando estiver selecionado sub-produção “P”, e o item “pai” for movimentado, fará com que os componentes que estiverem cadastrados nesse item se movimentem também.

          5 – Quantidade: Nesse campo é indicada proporção da movimentação, de acordo com a movimentação do item “pai”. Por exemplo, se um componente for cadastrado com 2 unidades no campo “Quantidade”; isto fará com que cada unidade movimentada no item “pai” movimente 2 unidades no item componente. Exemplo: Foram produzidas 10 unidades do item pai. Se o componente está cadastrado com 2, então movimentará “20” do item (10*2=20)

          6 – Lista de Componentes: São os componentes adicionados.

          7 – Proporção: É a quantidade inserida para cada item do componente.

          8 – Custo: Verifica qual o custo do “momento”, que será adicionado em qualquer item componente que tenha tipo “X” (Saída Custo). O custo já sai proporcional ao campo quantidade (proporção), ou seja, se tiver 2 unidades, será 2x o valor do custo do produto.

          9 – E/S: Os tipos de Movimentação (Saída, Entrada, Entrada Custo ou Sub Produção).

          10 – Custo adicional e custo unitário: É a soma de todos os custos que serão adicionados aos itens que possuírem tipo de movimentação “X”. Caso queira colocar um custo adicional, é só preencher no campo próprio.

          11 – Produzir automaticamente:
   Quando estiver selecionado “AO FATURAR” – Toda a movimentação será feita apenas no ato do faturamento.
   Exemplo de uso: É comumente usado na venda de kits de materiais, pois o sistema efetua a baixa dos componentes que compõem o kit especificado.

   Quando estiver selecionado “NÃO” – Toda movimentação é feita apenas pela tela de produção.
   Exemplo de uso: Monta-se a formula de um item que será produzido, informa que o mesmo item será feito a entrada com custo (X), e os demais itens saída (S). Conforme for produzido, lança a movimentação e o sistema “alimenta” a entrada do item produzido e “baixa” o estoque da matéria prima.


          12 – Data Custo: Verifica o custo de um material na data especificada.




   Quando o campo “Produzir automaticamente” (veja 11 da imagem anterior) estiver cadastrado como “Não”, as baixas dos componentes serão feitas pela tela de produção.

   Lançamento de Produção

   Clique em Estoque > Gerenciamento de Produção > (aba Produção) > Movimentos.
   Na tela de lançamento de produção, no canto inferior direito clique no “+”, para adicionar a produção. Preencha com o código do produto “Pai”, que será produzido (1), preencha a data (2), a quantidade (3) e confirme (4).




   Nota:Para que o produto “pai” tenha uma entrada de saldo, é necessário que dentro dos componentes possua o próprio código do item pai.

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