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Ordem de Serviço - Padrão 03

  Índice


Como utilizar a tela de Ordem de Serviço

Como adicionar uma nova Ordem de Serviço

Como vincular uma Ordem de Serviço a um Pedido de Venda

Como utilizar a reserva do item

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Como acessar a tela de Ordem de Serviço

   Para acessar a tela de Ordem de Serviço clique em: “Menu Superior” > “Estoque” (1) > “Ordens de Serviço” (2).



Permissão do grupo ESTOQUE - ENC - Ordem Serviço

Como utilizar a tela de Ordem de Serviço

   Nesta tela é possível filtrar as marcas pelos “Campos de Procura”, caso tenha dúvidas de como utilizar os filtros consulte o manual de "Como utilizar os filtros".

   Há outros filtros disponíveis, são eles:

   “Tipo data” (1), é possível filtrar entre data de:

   • Criação - É o campo "Data Criação OS", este campo é definido através da data que uma OS foi inserida no sistema e não pode ser editado.
   • Aprovação - É o campo "Data Aprovação" que será inserido quando uma OS for aprovada.
   • Início Serviço - É o campo "Data Início" que será inserido quando uma OS for iniciada.
   • Entrega - É o campo "Data Entrega Prevista" que será inserido quando uma OS já possuir uma previsão para entrega.
   • Finalização - É o campo "Data Finalização OS", este campo pode ser editado quando clicar em "Finalizar" na tela principal de OS.

   Outro filtro disponível é o filtro de “Status” (2), que poderá filtrar entre os status:

   • Pendente - Quando não possuir data de início preenchida a OS ficará com status "Pendente".
   • A Faturar - Quando possuir data de início preenchida a OS ficará com status “A Faturar”.
   • Não Aprovado - Quando a OS não foi aprovada ficará com o status “Não Aprovado”, na tela principal de OS possui um botão “Não Aprovado” (7) que classifica uma OS como não aprovada.
   • Finalizado ou OS de cor verde - Quando possuir data de Data Finalização preenchida a OS ficará com o status “Finalizado, lembre-se que esta data não é possível inserir manualmente, na tela principal de OS possui um botão “Finalizar” (6) que irá finalizar a OS e preencher o campo “Data Finalização OS” automaticamente de acordo com o horário que foi finalizado.
   • OS de cor vermelha - Uma OS de cor “vermelha” é uma OS excluída, lembre-se que somente é possível excluir uma OS na tela principal através do botão “Excluir” (5). Lembre-se que esta OS somente poderá ser visualizada quando o filtro “status” for “todos”.

   Para adicionar uma nova Ordem de Serviço, clique no botão “Adicionar” (3), caso tenha dúvidas de como adicionar uma OS consulte o tópico “Como adicionar uma nova Ordem de Serviço”.
   Se já possuir uma Ordem de Serviço e quiser alterá-la clique em “Editar” (4).
   Para excluir uma Ordem de Serviço já cadastrada, selecione a Ordem de Serviço que deseja excluir, clique no botão "Excluir" (5) e confirme.
   Para finalizar uma Ordem de Serviço clique em “Finalizar” (6), informe a “Data de Finalização” da Ordem e se possuir pedido de venda vinculado com a Ordem de Serviço irá solicitar se deseja atualizar a data do pedido de venda para a data que estará sendo finalizada a Ordem de serviço, se desejar clique em “Sim” e se não desejar clique em “Não” e a Ordem de Serviço será finalizada.

Nota: Uma Ordem de Serviço não poderá ser finalizada se tiver vínculo a um pedido de venda e possuir um item o campo “Reserva” igual a “Não”.

   Uma Ordem de Serviço poderá ser reprovada, para reprovar essa Ordem clique em “Não Aprovado” (7), informe a data que não foi aprovada a Ordem, uma observação e confirme.

Nota: Uma Ordem de Serviço não poderá ser reprovada se tiver vínculo a um pedido de venda e possuir um item o campo “Reserva” igual a “Não”, caso tenha dúvidas sobre reserva do item, consulte o manual “Como utilizar a reserva do item” e o status da Ordem de Serviço deverá ser “ativa” ou “pendente” para ser reprovada.

   Para estornar a Ordem de Serviço clique em “Estornar” (8).

Nota: Só poderá estornar uma Ordem de Serviço se o status for igual a “Cancelada”, “Finalizada”, “Não Aprovada”.

   Uma Ordem de Serviço com status “Cancelada” ou “Não Aprovada” será efetuada uma verificação ao estornar, caso a “Data da Finalização” esteja preenchida, a Ordem de Serviço voltará para o status "Finalizado".
   Se o campo “Data Finalização” estiver vazio e o campo “Data Início” estiver preenchido, a Ordem de Serviço voltará para o status "A Faturar".
   Caso estes dois campos estejam em branco, voltará para o status "Pendente".
   Se uma Ordem de Serviço estiver com status “Finalizada” será verificado se possui o campo “Data Início” preenchido, se possuir voltará para o status “a faturar” caso contrario voltara para status “Pendente”.
   Para imprimir a Ordem de Serviço clique em “Imprimir” (9).



Como adicionar uma nova Ordem de Serviço

   Para adicionar uma nova Ordem de Serviço existem alguns campos cujo preenchimento é obrigatório e aos quais devemos nos atentar, são eles:

   1. Empresa.
   2. Cliente.
   3. Descrição.

   Para adicionar itens a esta Ordem é necessário vincular a Ordem a um pedido de venda, caso tenha dúvidas consulte o tópico abaixo “Como vincular uma Ordem de Serviço a um Pedido de Venda”



Como vincular uma Ordem de Serviço a um Pedido de Venda

   Ao adicionar uma ordem de serviço é possível vincular a ordem de serviço com um pedido de venda, para realizar este vínculo após clicar em adicionar preencha a “Empresa” (1), o “Cliente” (2) que deseja realizar o vínculo entre a OS e o pedido.
   Após selecionar o cliente utilize a "Lupa" (4) para pesquisar o pedido de venda ou digite o número do pedido no campo "Pedido de Venda" (3) e “Confirme” (5), se estiver correto verifique que serão preenchidos os campos de “Custo da Peça, Venda Total e o Markup” (6).



Como utilizar a reserva do item

   Para realizar a reserva de um item clique na aba “Item o Pedido” (1) e utilize a coluna “Reserva” (2).



   Reserva “SIM”: Todo o pedido virá com essa opção marcada como “SIM” por padrão, o “SIM” representa que o item do pedido de venda fará a reserva de estoque do produto (como um pedido de venda normal).
   Reserva “NÃO”: Se selecionado “NÃO” o respectivo item não irá reservar o produto no estoque, porém ao utilizar o reserva “NÃO” o vínculo que foi realizado da OS com o número do pedido de vendas não poderá ser alterado (conforme imagem abaixo).



Nota: Quando selecionado na coluna reserva a opção “NÃO”, ao tentar “finalizar”, “cancelar” ou “reprovar” a OS na tela principal a mensagem que será exibida é a seguinte:



Lembre-se: Uma OS só poderá ser finalizada se todos os itens estiverem reservando estoque.