111.3.1-15
Método de Entrada de Notas - CUSTOS (ID 15)
Novo método de Entrada de Notas - CUSTOS
Esse método irá dar entrada normalmente na matéria prima, porém ao finalizar o processo, será necessário aplicar o custo da última compra.
É necessário não creditar o IPI para que o custo fique correto. Portanto siga os passos abaixo:
Como marcar em uma Nota Recebida que não possuo direito de crédito de IPI
Efetue a entrada normalmente, ao concluir o lançamento da nota, e antes de confirmar, clique em “Diversos” (1) > “Marcar Imposto Com / Sem Direito de Crédito” (2).
![]()
Na tela em que abrir selecione a opção “IPI” (1).
![]()
Para que não permita o crédito selecione a opção “Não Permitir Crédito”(1).
![]()
Esta tela será exibida para confirmar a operação.
![]()
Feito isso, confirme a nota normalmente.
Como aplicar o custo da última venda
Ao confirmar a Nota Recebida, na tela principal das Notas Recebidas a tela de custos irá se abrir, clique em opção “Aplicar Custo da Nota (Não fazer custo médio)” (1) e clique em “Confirmar” (2).
![]()
Ao confirmar, uma mensagem será exibida confirmando se irá atualizar também os preços de venda, selecione “Não” (1).
![]()
Esta tela será exibida para confirmação do lançamento.
![]()
Como visualizar o custo no cadastro do produto
Localize o produto que deseja visualizar o custo, clique em aba “Preços e Promoções” (1) e localize o campo “Custo Médio” (2).
![]()
Como acessar a tela de Custeio Produtos Acabados
Para acessar a tela de Custeio Produtos Acabados clique em: “Menu Superior”> “Gerencial” (1) > “Custeio Produtos Acabados” (2).
![]()
Para acessar a tela de custo no cadastro do produto solicite liberação diretamente com o suporte.
Permissão do grupo GERENCIA - MM - Custeio Produtos Acabados
Como utilizar a tela de Custeio Produtos Acabados
Ao acessar a tela de custeio, duas GRIDS serão exibidas. Na primeira GRID serão exibidos os materiais, ou seja, aqueles que possuem componentes, e na segunda GRID serão exibidos os componentes daquele material.
Pode-se selecionar para qual “Empresa” (1) deseja filtrar as informações, para filtrar todas deixar este campo vazio.
Utilize o campo “Produtos Tipos” (2) para selecionar o tipo de produto que deseja exibir na GRID e clique em “Confirmar” (3).
A coluna “Custo Com.” (4) é a soma de todos os componentes, esta informação não poderá ser alterada nesta tela, pois será calculada automaticamente.
O custo operacional poderá ser preenchido na coluna “Custo Oper.” (5) ou poderá ser inserido automaticamente através do botão “Aplicar Custo Operacional”.
O “Novo Custo” (6) é a soma do custo componente com o custo operacional, esta informação será calculada automaticamente.
A coluna “Custo Atual” (7) irá exibir o custo médio atual daquele produto.
Quando for aplicar um custo para algum produto, utilize a coluna “Aplic.” (8) para selecionar quais produtos deseja aplicar o custo.
Na GRID dos componentes é exibida a “Quantidade” (9) que é utilizada deste componente, o “Custo Unitário” (10) deste componente e o “Custo Fór.”(11) é a quantidade do componente multiplicado pelo custo unitário.
Para inserir um custo operacional baseado nos custos em um determinado período, utilize o botão “Custo Operacional” (12), para saber mais consulte o tópico “Como utilizar o botão Custo Operacional”.
O botão “Aplicar Custo Operacional” (13) deverá ser utilizado após inserir um custo operacional, para saber mais consulte o tópico “Como aplicar um Custo Operacional”.
Após calculado um novo custo para um produto utilize o botão “Aplic. Custos” (14) para que seja válido o novo custo, caso tenha dúvidas consulte o tópico “Como utilizar o botão Aplicar Custos”.
![]()
Como utilizar o botão Custo Operacional
Ao clicar em “Custo Operacional” uma nova tela será exibida.
Para adicionar um novo custo operacional utilize o botão “Adicionar” (1), porém lembre-se: antes de adicionar um custo operacional adicione o que não será calculado no custo operacional através do botão “Custo Ope. Retirar”.
Para alterar um custo adicionado utilize o botão “Alterar” (2) e para excluir utilize o botão “Excluir” (3).
Antes de adicionar um novo custo operacional é necessário inserir o que não fará parte deste do custo operacional, para isto utilize o botão “Custo Ope. Retirar” (4).

Como adicionar um novo Custo Operacional
Ao adicionar um novo custo operacional uma nova tela se abrirá, insira para qual “Empresa” (1) deseja gerar a porcentagem dos custos.
A “Data Inicial e a Data Final” (2) será a data que irá auxiliar para gerar a porcentagem dos custos de um determinado período.
Após inserir a data inicial e a data final, utilize a “Lupa” (3) para gerar automaticamente esta porcentagem.
A “Porcentagem” (4) se refere aos custos de um determinado período, esta porcentagem também poderá ser inserida manualmente, as informações para chegar nesta porcentagem são retiradas do relatório de DRE Gerencial, é utilizada a seguinte fórmula: custo - (custos adicionados para que não entre no calculo (ver abaixo)) / (valor Faturamento Bruto – valor Devolução).
Lembre-se: O campo de porcentagem já estará sendo calculado retirando os históricos analíticos cadastrados no botão “Custo Ope. Retirar” na tela de Custo Operacional.
No campo “Mês/Ano” (5) informe o mês e ano que deseja aplicar o custo operacional.
Dica: Quando desejar atualizar o custo operacional de um determinado mês, calcule esta porcentagem em um período anual, como no exemplo abaixo, desejo adicionar o custo operacional para o mês de 06/2015 então irei realizar meus cálculos baseados no custo do ano anterior.
Após inserir todas as informações clique em “Confirmar”.

Como utilizar o botão Custo Operacional Retirar
Ao clicar no botão “Custo Oper. Retirar” a seguinte tela se abrirá.
Para incluir um novo histórico analítico que não será calculado como custo operacional clique em “Adicionar” (1), selecione o histórico analítico que deseja e confirme.
É possível “Alterar” (2) ou “Excluir” (3) um histórico já adicionado.
![]()
Como aplicar um Custo Operacional
Na tela principal ao clicar em “Aplicar Custo Operacional” uma mensagem será exibida confirmando se deseja aplicar o custo operacional cadastrado, para confirmar clique em "Sim", após confirmar uma tela irá abrir para que seja informado o mês e o ano que deseja calcular o custo do produto. Informe o mês e ano que deseja e clique em "Confirmar".
Uma mensagem será exibida informando que o custo operacional foi atualizado com sucesso.
Porém lembre-se para que as informações sejam confirmadas é necessário aplicar custos, caso tenha dúvidas consulte o tópico abaixo “Como utilizar o botão Aplicar Custos”.
Nota: O custo operacional é calculado a partir da porcentagem referente ao mês adicionado multiplicado pelo custo dos componentes.
Como utilizar o botão Aplicar Custos
Lembre-se: Deve-se selecionar na coluna “Aplic.” qual produto será aplicado o custo.
Após selecionar para quais produtos o custo será aplicado, na tela principal clique no botão “Aplic. Custos”, uma mensagem será exibida solicitando a confirmação se deseja salvar os novos custos, para confirmar clique em “Sim”, após confirmado uma mensagem será exibida confirmando que os custos foram salvos.