Como realizar uma Contra-Nota

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Como Realizar uma Contra-Nota

  Índice


Como realizar uma Contra-Nota

Como adicionar itens de forma Manual

Como Adicionar itens de forma Automática (Copiando itens da Nota Emitida)

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Como acessar a tela de Notas Emitidas

   Para realizar uma Contra-Nota, é necessário realizar o lançamento manual de uma Nota Emitida, para isso, acesse a tela de Notas Emitidas: “Menu Superior” > “Fiscal” (1) > “Notas Emitidas” (2).



   Na tela que se abrir, clique em “Adicionar” (1).



Como realizar uma Contra-Nota

   Para fazer uma Contra-Nota existem alguns campos de preenchimento obrigatório aos quais devemos nos atentar, são eles:

   1. Empresa.
   2. Cliente: Informe o cliente para quem a Nota foi emitida.
   3. Destino: Selecione a opção “Devolução para Fornecedor / de Cliente”.
   4. Espécie: Preencher com “NFE”.
   5. Série.

Nota: O campo “Número” (6) deve ser deixado sem preencher, pois assim, no momento em que a nota for confirmada, seu número será igual ao numero da última nota emitida mais um, preservando a seqüência numérica.

   Outros campos também são de preenchimento obrigatório, são eles:

   7. Conta Bancária.
   8. Tipo Documento.
   9. Representante.
   10. Vendedor.
   11. Transportadora.



   Em seguida, é necessário adicionar os itens que compõe a Nota.
   Existem duas formas de adicionar os itens a uma Contra-Nota, a forma Manual e a forma Automática (copiando itens da nota Emitida).
   Para saber mais, verifique os tópicos “Como adicionar itens de forma Manual” e “Como adicionar itens de forma Automática (Copiando itens da Nota Emitida)”.
   Depois de adicionar os itens, confirme e nota e ative-a. Em seguida é preciso fazer o vínculo entre essa nota e a nota emitida que foi rejeitada pelo cliente. Caso tenha alguma dúvida sobre como fazer esse vínculo consulte o manual sobre “Como adicionar Nota de Referência”.

Como adicionar itens de forma Manual

   Para adicionar os itens de forma manual é necessário primeiramente entrar em contato com seu Escritório Contábil para que eles lhe informem qual CFOP e qual CST devem ser utilizadas em cada item.
   Acesse a aba “Itens da Nota” (1) e clique em “Adicionar” (2).



   Na tela que se abrir informe o “Produto” (1), a “Quantidade” (2), o “Valor Unitário” (3), a “CST” (4) e a “CFOP” (5).

NOTA: Caso o produto contenha impostos, entre em contato com seu escritório contábil para saber a melhor forma de acrescentá-los.

   Feito isso, clique em “Confirmar Item” (6).



Como Adicionar itens de forma Automática (Copiando itens da Nota Emitida)

   É possível puxar automaticamente todos os itens da Nota Emitida que deseja fazer a entrada.
   Para isso, clique em “Diversos” (1) > “Devolução Completa Retorno de Remessa” (2).



   A próxima tela exibirá as últimas notas para o cliente em questão.
   Selecione a Nota que deseja clicando em cima dela duas vezes.



   Com isso, todos os itens da nota selecionada serão puxados para a Contra-Nota, com CFOP de devolução.