Destacar impostos ao cadastrar entidades

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Cadastro de Produto

   Acesse a tela em: "Menu superior" > "Cadastros" > "Cadastro de Produtos" > "Adicionar".

Informações Gerais

   Por default a aba a abrir é a Informações Gerais (1), esta servirá para cadastrar as informações básicas do produto.

Campos Obrigatórios

   2. Descrição Interna.
   3. Marca - (caso não utilize este campo, deverá preencher com “1”).
   4. Marca para Nota Fiscal - (caso não utilize este campo, deverá preencher com “1”).
   5. Fornecedor - (caso não utilize este campo, deverá preencher com “1”).
   6. Unidade.





Grupos & Classificações

   Os campos da aba "Grupos e Classificações" (1) servirão apenas para futuros relatórios e filtros.
   Ao cadastrar um produto os campos obrigatórios na aba grupos e classificações são:

   2. Grupo.
   3. Sub. Grupo.





Impostos

Nota: As regras do PPP são validadas a partir desta aba, por isto vale ressaltar que deverá estar atento aos dados que inserir.

   Na aba impostos há todas as informações sobre os impostos do produto cadastrado.





   Ao cadastrar um novo produto os campos obrigatórios são:

   Tipo do produto (1): O tipo do produto é um campo utilizado para consultar a situação do PPP. Procure o item que se enquadra para esse produto.

   Sit. Tributária (2): Deverá selecionar a situação tributária na lupa.

Nota 1: O primeiro dígito indicará a origem do produto e os segundo e terceiro dígitos a tributação pelo ICMS.

Nota 2: Para a regra PPP somente é utilizado o primeiro dígito e os demais dígitos são apenas usado para entrada da nota.

   NCM (3): Cada produto se enquadra dentro do NCM fornecido pela receita, utilize a lupa para encontra-lo.Ele é utilizado na tabela IVA (para saber mais sobre como cadastrar IVA consulte: Como cadastrar IVA) para que assim sistema calcule corretamente a Substituição Tributária.

Nota: O NCM deverá conter 8 dígitos.

   DACON (4): O código Dacon é utilizado para as notas de entrada, pois é ele quem irá identificar se o produto possui PIS e/ou COFINS.

   Além dos campos obrigatórios há alguns campos que serão utilizados para validação do PPP, que são:

   Segmento (5): O código do segmento do produto é utilizado em algumas empresas e servirá como filtro nas situações do PPP. Se houver o segmento do produto cadastrado deverá preencher de acordo com a classificação correspondente do produto.

Nota: Em algumas situações ele é utilizado para ignorar algumas regras do PPP.

   Isento ICMS e Isento ST (6): Ao selecionar um segmento, os campos Isento ICMS e Isento ST já estarão pré-configurados.

   Código Fiscal (7): Se utilizar o Código Fiscal deverá clicar na lupa para seleciona-lo.

Nota: Nem todas as empresas utilizam o Código Fiscal, pois ele é utilizado para filtrar as regras do PPP.

   Incide PIS / Incide COFINS (8): Ao selecionar um Código Fiscal, a opção de Incide PIS/COFINS por padrão é pré-configurada. Caso o cliente possua impostos diferenciados, selecione “sim” ou “não”.

Nota: Algumas regras poderão ignorar o “sim”.

   Código ANP (9): O código ANP é utilizado para venda de combustíveis e lubrificantes. Sem o código ANP a nota será rejeitada pela Receita.





   No canto direito há uma coluna com impostos, caso seu cliente possua impostos diferenciados, deve-se preenchê-los nestes campos.

   Alíquota ICMS/Redução Base ICMS (1): Deve ser baseado na “venda” de um produto. Caso o cliente possua alguma situação diferente de alíquota ou redução na base de ICMS deverá preencher nestes campos.

Nota: Por padrão o ICMS será 18%, caso haja alguma redução caso haja alguma redução de alíquota ou base, preencher o valor da redução. No caso de vendas interestaduais, o sistema automaticamente ira puxar a alíquota correta ignorando esse valor de 18%.

   Alíquota IPI (2): Para os produtos que possuem IPI, deverá destaca-los no campo Alíquota IPI.

   IVA / ICMS Entrada / IPI de entrada (3): Estes impostos serão utilizados somente nas notas de entrada.





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