Notas Recebidas

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Relatórios Fiscais – Notas Recebidas

  Índice


Como acessar a tela de Relatórios Fiscais – Notas Recebidas

Como utilizar a tela de Relatórios Fiscais – Notas Recebidas

Modelo Sintético e Modelo Analítico

Como utilizar as opções Agrupar Por

Como utilizar a aba Período / Cliente / Empresa / Fornecedor

Como utilizar a aba Cidade / Roteiro / Prazo / Margem

Como utilizar a aba Grupos

Como utilizar a aba CFOPS / Códigos Contábeis

Como utilizar a aba Produtos / Códigos

Como salvar Modelos de Relatório

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   Como acessar a tela de Relatórios Fiscais – Notas Recebidas

   Para acessar a tela de “Relatórios Fiscais – Notas Recebidas” clique em: “Menu Superior” > “Relatórios” (1) > “Fiscal” (2) > “Notas Recebidas” (3).



Permissão do grupo Menus Principais – Menu Relatórios
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por Estado
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por Vendedor
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por Vendedor - Custo
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por Vendedor Esp
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas Por
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por cidade
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por Cidades - Vis Valores


   Como utilizar a tela de Relatórios Fiscais – Notas Recebidas

   Nesta tela existem diversas opções de filtros e agrupamentos que permitem personalizar o relatório que será exibido conforme as necessidades.

   É possível, também, criar um modelo de relatório contendo os filtros mais utilizados, para tornar a geração dos relatórios mais prática. Para isso, consulte o tópico “Como salvar Modelos de Relatório”.

   No campo opções, é possível selecionar algumas opções de exibição. Dessa forma, quando o relatório for gerado, será mais fácil visualizar as informações. As opções são:

   1. Agrupar por e Agrupar por 2: É possível selecionar por quais informações serão agrupados os dados exibidos no relatório. Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar as opções Agrupar por".
   2. Tipo de código: É possível informar o tipo de código do produto que será exibido no relatório.
   3. Modelo: Indica se o relatório possuirá uma exibição mais simples (sintético) ou mais completa (analítico). Para saber mais, consulte o tópico "Modelo Sintético e Modelo Analítico".



   A tela de “Relatórios Fiscais – Notas Recebidas” conta com diversos filtros, que podem ser utilizados para gerar o relatório que seja mais adequado a uma necessidade específica.

   Os filtros ficam divididos entre 5 abas. São elas:

   1. Período / Empresa / Cliente / Fornecedor: Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar a aba Período / Empresa / Cliente / Fornecedor”.
   2. Cidade / Roteiro / Prazo / Margem: Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar a aba Cidade / Roteiro / Prazo / Margem”.
   3. Grupos: Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar a aba Grupos”.
   4. CFOPS / Códigos Contábeis: Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar a aba CFOPS / Códigos Contábeis”.
   5. Produtos / Códigos: Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar a aba Produtos / Códigos”.



   Modelo Sintético e Modelo Analítico

   Nessa tela, é possível selecionar dois tipos de relatório, são eles: “Modelo Sintético” ou “Modelo Analítico” (1).



    O Modelo Sintético lista a relação de compras de forma simplificada, exibindo para cada uma os seguintes campos:

   1. EM: Informa a Empresa em que a Nota foi gerada.
   2. NR.NOT: Informa o Número da Nota Recebida.
   3. DATA: Informa a Data em que a Nota foi gerada.
   4. CÓD. ENT.: Informa o Código da Entidade para quem a Nota foi feita.
   5. ENTIDADE: Informa o Nome da Entidade para quem a Nota foi feita.
   6. PRODUTOS: Informa o Valor Total dos produtos da Nota.
   7. OUTROS: Informa o Valor total de outras despesas da Nota, como frete.
   8. IMPOSTOS:Informa o Valor Total dos impostos da Nota.
   9. TOTAL: Informa o Valor Total da Nota Recebida.
   10. ST: Refere-se ao Status da Nota, podendo ser “Ativa” (A), “Pendente” (P) ou “Cancelada” (C).



   O Modelo Analítico lista a relação de compras de forma detalhada exibindo, para cada uma, os itens (1) que a compõem. Os campos exibidos no relatório são:

   2. EM: Informa a Empresa em que a Nota foi gerada.
   3. NR. NOTA: Informa o Número da Nota Recebida.
   4. DATA: Informa a Data em que a Nota foi gerada.
   5. CÓD. ENT.:Informa o Código da Entidade para quem a Nota foi feita.
   6. ENTIDADE: Informa o nome da Entidade para quem a Nota foi feita.
   7. QTDE: Informa a quantidade do item da Nota Emitida.
   8. VLR UNIT.: Informa o Valor Unitário do item da nota.
   9. PRODUTOS: Informa o Valor Total dos produtos da nota.
   10. OUTROS: Informa o Valor Total de outras despesas da nota, como frete.
   11. IMPOSTOS: Informa o Valor Total dos impostos da nota.
   12. TOTAL: Informa o Valor Total da nota recebida.
   13. ST: Refere-se ao status atual da nota, podendo ser “Ativa” (A), “Pendente” (P) ou “Cancelada (C)”.



   Como utilizar as opções Agrupar Por

   Também é possível definir formas de agrupamento para os dados listados no relatório. Para isso, utilize os campos “Agrupar Por” e “Agrupar Por 2” (1).

   Selecionando uma forma de agrupamento no campo “Agrupar Por”, todos os registros que tiverem esse atributo serão agrupados e exibidos em sequência.

   Exemplo – Agrupamento por Fornecedor: Caso selecione “Por Fornecedor” como forma de agrupamento, todas as notas recebidas de um determinado fornecedor serão agrupadas e exibidas em sequência, tendo o nome do fornecedor em questão como cabeçalho.

   O campo “Agrupar Por 2” atuará como subgrupo do agrupamento principal, definido no campo “Agrupar Por”.

   Exemplo – Agrupamento por Mês e Sub-Grupo por Dia: “Por Mês” como forma de agrupamento, todas as notas recebidas em um determinado mês serão agrupadas e exibidas em sequência, tendo o mês em questão como cabeçalho.

   Em seguida, dentro desse primeiro agrupamento por mês, será feito um segundo agrupamento, reunindo as notas recebidas em um dia específico e as listando de forma sequencial.




   A imagem a seguir mostra um exemplo de “Relatórios Fiscais – Notas Recebidas”, agrupado por mês de emissão (1) e tendo o dia de emissão como subgrupo (2):




   Como utilizar a aba Período / Cliente / Empresa / Fornecedor

   1. Data Inicial e Data Final: Utilize esses filtros para listar apenas as Notas Recebidas em um período específico.
   2. Tipo Data: Utilize este filtro para especificar se as notas serão ordenadas pela data de criação, de emissão ou pela data fiscal das mesmas.
   3. Status Nota: Com este filtro, é possível especificar o status das notas que serão exibidas no relatório: pendentes, ativas, canceladas ou todas elas.
   4. Empresa: Com este filtro, é possível indicar de quais empresas as notas serão exibidas no relatório. Deixe em branco caso queira exibir as notas de todas as empresas.
   5. Fornecedor: Com este filtro, é possível filtrar as notas recebidas de determinado fornecedor. Deixe em branco caso queira exibir as notas de todos os fornecedores.
   6. Vendedor/Comprador: Com este filtro, é possível filtrar as notas emitidas por determinado comprador. Deixe em branco caso queira exibir as notas de todos os compradores.



   Como utilizar a aba Cidade / Roteiro / Prazo / Margem

   1. Cidade: Utilizando este filtro, é possível exibir as notas emitidas para determinada cidade. Clique na lupa para pesquisá-la.
   2. Estado (Sigla): Utilizando este filtro, é possível exibir as notas emitidas para determinado Estado.
   3. Roteiro / Roteiros: Utilizando este filtro, é possível exibir as notas emitidas para um ou mais roteiros específicos.
   4. Região/ Regiões: Utilizando este filtro, é possível exibir as notas emitidas para uma ou mais regiões específicas.
   5. Transportadora: Utilizando este filtro, é possível exibir as notas emitidas com uma determinada transportadora responsável pela entrega.
   6. ID.Reg.: Utilizando este filtro, é possível exibir apenas as notas emitidas para os clientes cadastrados em um determinado ID.Reg.
   7. Prazo Mínimo/ Prazo Máximo: Limita a busca pelo Prazo Médio (P.M.) exibido no relatório.




   Como utilizar a aba Grupos

   1. Marca: Utilizando este filtro, é possível selecionar a exibição de notas que foram recebidas com produtos de determinada Marca.
   2. Grupo: Utilizando este filtro, é possível selecionar a exibição de notas que foram recebidas com produtos de determinado Grupo.
   3. Sub.Grupo: Utilizando este filtro, é possível selecionar a exibição de notas que foram recebidas com produtos de determinado Sub.Grupo.
   4. Família: Utilizando este filtro, é possível selecionar a exibição de notas que foram recebidas com produtos de determinada Família.
   5. Linha: Utilizando este filtro, é possível selecionar a exibição de notas que foram recebidas com produtos de determinada Linha.
   6. Seção: Utilizando este filtro, é possível selecionar a exibição de notas que foram recebidas com produtos de determinada Seção.
   7. Grupo Especial (Produtos): Utilizando este filtro, é possível selecionar a exibição de notas que foram recebidas com um produto de determinado Grupo Especial.
   8. Grupo Especial (Entidades): Utilizando este filtro, é possível selecionar a exibição de notas que foram recebidas para entidades pertencentes a um determinado Grupo Especial.
   9. Ramo de Atividade: Utilizando este filtro, é possível selecionar a exibição de notas que foram recebidas para entidades pertencentes a um determinado Ramo de Atividade.
   10. Equipe de Venda: Utilizando este filtro, é possível selecionar a exibição de notas que foram recebidas por integrantes de uma determinada Equipe de Venda.




   Como utilizar a aba CFOPS / Códigos Contábeis

   1. Não listar as seguintes CFOPs: Neste campo, é possível informar as CFOPs que não serão exibidas no relatório (por padrão, as CFOPs 1.000, 5.000, 2.000 e 6.000 já vem selecionadas).
   2. Listar Somente as CFOPs: Neste campo, é possível informar quais CFOPs serão exibidas no relatório, de forma específica.
   3. Não Listar C.C: Nestes campos, é possível informar quais Contas Contábeis, que estão relacionadas a determinadas notas, não serão exibidas no relatório.
   4. Listar Somente: Nestes campos, é possível informar quais Contas Contábeis, que estão relacionadas a determinadas notas, serão exibidas no relatório, de forma específica.
   5. Tipo Nota: Neste campo, é possível selecionar quais os tipos de nota serão exibidas no relatório, como notas de entrada, saída ou todas.
   6. Operação: Neste campo, é possível filtrar, para exibição no relatório, se as notas foram recebidas de dentro do estado, fora do estado, de importação/exportação ou todas.
   7. Tipo CFOP: Neste campo, é possível filtrar quais tipos de CFOP serão exibidas no relatório (clique no “show all” para marcar ou desmarcar todas).




   Como utilizar a aba Produtos / Códigos

   1. Código/Tipo Cód: Com estes campos, você pode informar o código e o tipo do código do produto que deseja exibir no relatório.
   2. Descrição: Neste campo, é possível filtrar, pela descrição, o produto que será exibido no relatório.
   3. Localização: Neste campo, é possível filtrar o produto pela localização do mesmo.
   4. Observação no cadastro: Neste campo, é possível filtrar produtos pela observação cadastrada.
   5. Tipo: Neste campo, é possível selecionar os tipos de produtos que serão exibidos no relatório.
   6. Produtos do Fornecedor: Neste campo, é possível filtrar a exibição por produtos de um determinado fornecedor.




   Como salvar Modelos de Relatório

   Para salvar um modelo de relatório, após a seleção de todos os filtros e agrupamentos desejados, clique em “Salvar Modelo” (1), insira um nome para este modelo na tela que abrir e confirme.

   Quando for necessário gerar um novo relatório com os mesmos parâmetros, clique em “Carregar Modelo” (2) e selecione o modelo desejado.

   Se quiser excluir um modelo já cadastrado, clique em “Cancelar Modelo” (3) e selecione o modelo que deseja excluir.