Mudanças entre as edições de "Notas Recebidas"
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Edição das 09h18min de 22 de julho de 2016
Relatórios Fiscais – Notas Recebidas
Como acessar a tela de Relatórios Fiscais – Notas Recebidas
Para acessar a tela de “Relatórios Fiscais – Notas Recebidas” clique em: “Menu Superior” > “Relatórios” (1) > “Fiscal” (2) > “Notas Recebidas” (3).
Permissão do grupo Menus Principais – Menu Relatórios
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por Estado
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por Vendedor
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por Vendedor - Custo
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por Vendedor Esp
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas Por
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por cidade
Permissão do grupo RELAT. FISCAL – ENC - Vendas por Cidades - Vis Valores
Como utilizar a tela de Relatórios Fiscais – Notas Recebidas
Nesta tela existem diversas opções de filtros e agrupamentos que permitem personalizar o relatório que será exibido conforme as necessidades.
É possível, também, criar um modelo de relatório contendo os filtros mais utilizados, para tornar a geração dos relatórios mais prática.Para isso, consulte o tópico “Como salvar Modelos de Relatório”.
No campo opções, é possível selecionar algumas opções de exibição. Dessa forma, quando o relatório for gerado, será mais fácil visualizar as informações. As opções são:
1. Agrupar por e Agrupar por 2: É possível selecionar por quais informações serão agrupados os dados exibidos no relatório. Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar as opções Agrupar por".
2. Tipo de código: É possível informar o tipo de código do produto que será exibido no relatório.
3. Modelo: Indica se o relatório possuirá uma exibição mais simples (sintético) ou mais completa (analítico). Para saber mais, consulte o tópico "Modelo Sintético e Modelo Analítico".
A tela de “Relatórios Fiscais – Notas Recebidas” conta com diversos filtros, que podem ser utilizados para gerar o relatório que seja mais adequado a uma necessidade específica.
Os filtros ficam divididos entre 5 abas.São elas:
1. Período / Empresa / Cliente / Fornecedor: Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar a aba Período / Empresa / Cliente / Fornecedor”.
2. Cidade / Roteiro / Prazo / Margem: Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar a aba Cidade / Roteiro / Prazo / Margem”.
3. Grupos: Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar a aba Grupos”.
4. CFOPS / Códigos Contábeis: Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar a aba CFOPS / Códigos Contábeis”.
5. Produtos / Códigos: Para saber mais, consulte o tópico “Como utilizar a aba Produtos / Códigos”.
Modelo Sintético e Modelo Analítico
Nessa tela, é possível selecionar dois tipos de relatório, são eles: “Modelo Sintético” ou “Modelo Analítico” (1).
O Modelo Sintético lista a relação de compras de forma simplificada, exibindo para cada uma os seguintes campos:
1. EM: Informa a Empresa em que a Nota foi gerada.
2. NR.NOT: Informa o Número da Nota Recebida.
3. DATA: Informa a Data em que a Nota foi gerada.
4. CÓD. ENT.:Informa o Código da Entidade para quem a Nota foi feita.
5. ENTIDADE: Informa o Nome da Entidade para quem a Nota foi feita.
6. PRODUTOS: Informa o Valor Total dos produtos da Nota.
7. OUTROS: Informa o Valor total de outras despesas da Nota, como frete.
8. IMPOSTOS:Informa o Valor Total dos impostos da Nota.
9. TOTAL: Informa o Valor Total da Nota Recebida.
10. ST: Refere-se ao Status da Nota, podendo ser “Ativa” (A), “Pendente” (P) ou “Cancelada” (C).
O Modelo Analítico lista a relação de compras de forma detalhada exibindo, para cada uma, os itens (1) que a compõem. Os campos exibidos no relatório são:
2. EM: Informa a Empresa em que a Nota foi gerada.
3. NR. NOTA: Informa o Número da Nota Recebida.
4. DATA: Informa a Data em que a Nota foi gerada.
5. CÓD. ENT.:Informa o Código da Entidade para quem a Nota foi feita.
6. ENTIDADE: Informa o nome da Entidade para quem a Nota foi feita.
7. QTDE: Informa a quantidade do item da Nota Emitida.
8. VLR UNIT.: Informa o Valor Unitário do item do pedido.
9. PRODUTOS: Informa o Valor Total dos produtos do pedido de venda.
10. OUTROS: Informa o Valor Total de outras despesas do pedido, como frete.
11. IMPOSTOS: Informa o Valor Total dos impostos do pedido.
12. TOTAL: Informa o Valor Total do pedido de venda.
13. ST: Refere-se ao status atual da nota, podendo ser “Ativa” (A), “Pendente” (P) ou “Cancelada (C)”.
Como utilizar as opções Agrupar Por
Também é possível definir formas de agrupamento para os dados listados no relatório. Para isso, utilize os campos “Agrupar Por” e “Agrupar Por 2” (1).
Selecionando uma forma de agrupamento no campo “Agrupar Por”, todos os registros que tiverem esse atributo serão agrupados e exibidos em sequência.
Exemplo – Agrupamento por Fornecedor: Caso selecione “Por Fornecedor” como forma de agrupamento, todas as notas recebidas de um determinado fornecedor serão agrupadas e exibidas em sequência, tendo o nome do fornecedor em questão como cabeçalho.
O campo “Agrupar Por 2” atuará como subgrupo do agrupamento principal, definido no campo “Agrupar Por”.
Exemplo – Agrupamento por Mês e Sub-Grupo por Dia: “Por Mês” como forma de agrupamento, todas as notas recebidas em um determinado mês serão agrupadas e exibidas em sequência, tendo o mês em questão como cabeçalho.
Em seguida, dentro desse primeiro agrupamento por mês, será feito um segundo agrupamento, reunindo as notas recebidas em um dia específico e as listando de forma sequencial.
A imagem a seguir mostra um exemplo de “Relatórios Fiscais – Notas Recebidas”, agrupado por mês de emissão (1) e tendo o dia de emissão como subgrupo (2):
Como utilizar a aba Período / Cliente / Empresa / Fornecedor
1. Data Inicial e Data Final: Utilize esses filtros para listar apenas as Notas Recebidas em um período específico.
2. Tipo Data: Utilize este filtro para especificar se as notas serão ordenadas pela data de criação, de emissão ou pela data fiscal das mesmas.
3. Status Nota: Com este filtro, é possível especificar o status das notas que serão exibidas no relatório: pendentes, ativas, canceladas ou todas elas.
4. Empresa: Com este filtro, é possível indicar de quais empresas as notas serão exibidas no relatório. Deixe em branco caso queira exibir as notas de todas as empresas.
5. Fornecedor: Com este filtro, é possível filtrar as notas recebidas de determinado fornecedor. Deixe em branco caso queira exibir as notas de todos os fornecedores.
6. Vendedor / Comprador: Com este filtro, é possível filtrar as notas emitidas por determinado vendedor/comprador. Deixe em branco caso queira exibir as notas de todos os vendedores/compradores.
Como utilizar a aba Cidade / Roteiro / Prazo / Margem
Como utilizar a aba Período / Cliente / Empresa / Fornecedor
Como utilizar a aba Período / Cliente / Empresa / Fornecedor
Como utilizar a aba Período / Cliente / Empresa / Fornecedor
Como utilizar a aba Período / Cliente / Empresa / Fornecedor
2. PEDIDO: Número do pedido de compra.
3. DATA: É o tipo da data que foi selecionado no filtro para gerar o relatório.
4. CÓD. ENT.: É o código da entidade em que foi realizado o pedido de compra (Há filtros onde se pode selecionar uma única entidade em que deseja gerar o relatório).
5. ENTIDADE: É a razão social do cliente.
6. QNTDE: É a quantidade inserida no pedido de compra.
7. VLR UNIT: O valor unitário é o campo "preço sistema" do pedido de compra.
8. PRODUTOS: É o campo "total" do pedido de compra (valor unitário * quantidade).
9. OUTROS: A coluna "Outros" é a soma dos campos: (frete + outras despesas + seguro - desconto fiscal).Porém, para cada item, é calculado um valor proporcional. Desconto Fiscal é valido para clientes Suframa.
10. IMPOSTOS: Impostos são considerados somente os que alteram diretamente o total da nota (PIS + ST).
11. TOTAL: A coluna "total" do relatório é o campo "Total Geral" do pedido de compras.
12. P.M: Prazo médio é o tempo que irá demorar a receber o valor total da Compra.
Exemplo: Primeira parcela (28 dias), segunda parcela (35 dias), terceira parcela (45 dias) o prazo médio será: (28+35+45) / 3 = 36 dias (36 é o prazo médio).
13. ST: É o status atual do pedido de Compra.
Modelo Normal Analítico
O Modelo Normal Sintético gera um relatório semelhante ao Modelo Normal Analítico, porém, exibindo para cada Compra, detalhes dos itens da mesma (1):
Salvar Modelo
É possível salvar modelos dos filtros mais utilizados para geração do relatório, facilitando assim as consultas futuras. Para isto, selecione todos os filtros que você deseja salvar como modelo e clique no botão “Salvar Modelo” (1). Em seguida, nomeie-o com um nome que seja fácil de identificar qual consulta é esta e confirme.
Quando quiser carregar este modelo salvo para gerar o relatório, clique em “Carregar Modelo” (2) e selecione o modelo desejado efetuando um duplo clique sobre ele.
Se quiser excluir um modelo salvo, clique em “Cancelar Modelo” (3) e efetue um duplo clique sobre o qual deseja excluir.